O Colégio Américo Franco

O Colégio Américo Franco iniciou suas atividades em 21/02/1991 atendendo somente do berçário a pré-escola e tinha como razão social "Centro de Recreação e Educação Infantil Fazendinha".

Aos poucos foi crescendo, ganhando credibilidade entre seus clientes e ampliando suas instalações. Com a implantação e aprovação do Ensino Fundamental e Médio houve a alteração da razão social para "Instituto Educacional Américo Franco" em homenagem ao Sr. Américo Franco.

Américo Franco - Nascido em 22/06/1911 no Rio de Janeiro, filho de Raffaele Franco e Mathilde Franco, ambos italianos radicados no Brasil. Foi militar da Força Pública do Estado de São Paulo tendo combatido na Revolução Constitucionalista de 1932. Em 1933 Américo Franco veio para Poá onde casou-se e teve 3 filhos, todos nascidos em Poá onde também nasceram seus oito netos e seis bisnetos. Dentre outras destacamos algumas de suas principais atividades em nossa cidade:

* Político militante foi secretário e presidente do P.S.D. (Partido Social Democrático) transferindo-se posteriormente para o P.T.N. (Partido Trabalhista Nacional).

* Foi organizador e primeiro funcionário da Câmara Municipal de Poá, onde aposentou-se após 30 anos de trabalho, no cargo de Diretor Geral da Secretaria.

* Em 1961 foi eleito Vice-prefeito de nosso Município por expressiva votação. Exerceu a função de Prefeito Municipal durante o impedimento de seu titular Capitão Esperidião Hoffer.

* Fundou e organizou o Lions Clube de Poá exercendo as funções de Secretário e Presidente. Foi Presidente de Divisão e Vice-Governador por três mandatos consecutivos.

* Idealizou e participou da criação da Sub-delegacia de Polícia de Calmon Viana, sendo seu primeiro Sub-delegado e nomeado posteriormente, primeiro suplente de Delegado da Sede Poá, exercendo por diversas vezes o cargo de Delegado Titular de Polícia.

* Em 1950 foi nomeado Comissário de Menores da Comarca de Poá, exercendo a chefia do Comissariado.

* Foi membro do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri das Comarcas de Mogi das Cruzes, Suzano e Poá.

* Membro organizador da primeira Guarda Mirim de Poá.

* Diretor do Pronto Socorro Municipal e do Almoxarifado Municipal.

Faleceu nesta cidade no dia 06/08/1986 aos 75 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério da Paz em Poá, no jazigo da família Franco, como era de sua vontade.

HOMENAGEM

Além de nosso colégio, duas instituições de nossa cidade recebem o nome do Sr. Américo Franco como uma forma de homenageá-lo. São elas:

- Ginásio Municipal de Esportes "AMÉRICO FRANCO".

- Escola Estadual "AMÉRICO FRANCO" (Jardim São José).